Teste Caseiro de Gravidez: Como Funciona?

O Teste Caseiro de Gravidez é uma boa opção para mulheres que desejam confirmar ou não uma gestação.

É importante ressaltar que quando falamos de testes caseiros, não estamos nos referindo aos métodos que usam água sanitária, pasta de dente, dentre outros itens, mas, aos comprados em farmácias e feitos em casa.

Estes são os únicos que tem comprovação científica. E mesmo estes não são 100% seguros.

O ideal é que, caso faça um Teste Caseiro de Gravidez que dê positivo, você procure um médico imediatamente para realizar um exame clínico. Nele, uma amostra do seu sangue será recolhida para verificar-se a contagem de hormônios que indicam uma gestação.

Como funciona o Teste Caseiro de Gravidez?

O Teste Caseiro de Gravidez funciona de forma simples. Basicamente você terá que fazer xixi em um recipiente ou tira, aguardar alguns minutos e verificar o resultado.

Todos os testes vendidos em farmácias se baseiam na quantidade hormonal medida através da urina. O que muda entre uma opção e outra é o sistema de contagem utilizado.

O Teste Caseiro de Gravidez mais comum em farmácias é o de tiras. Nele, você saberá o resultado através da quantidade de tiras.

Quando apenas uma aparecer isso quer dizer negativo. Ou seja, você não está grávida. Agora, se duas tiras aparecerem o resultado será positivo, você está grávida.

Mas atenção, as duas tiras devem estar bem fortes para indicar que a gestação. Caso uma esteja fraca, o ideal é refazer o teste ou optar por outra marca ou tipo.

Outro Teste Caseiro de Gravidez que também pode ser comprado em farmácias de todo o Brasil é Clearblue Digital. Nele, além de saber se o resultado é negativo ou positivo, você também irá saber a quantidade de semanas da gestação.

Essa informação se baseia na quantidade hormonal presente na urina e, consequentemente, no seu organismo.

Quando fazer o Teste Caseiro de Gravidez?

Essa é uma dúvida muito comum entre mulheres, afinal, quando fazer o Teste de Gravidez Caseiro?  Muita gente recomenda fazer logo depois de um dia de atraso do ciclo menstrual.

Contudo, os especialistas indicam fazer o teste caseiro para gravidez pelo menos quatro dias depois do atraso da menstruação. Isso porque, se você fazer pouco tempo depois do atraso, corre o risco de obter um falso negativo.

O Teste Caseiro de Gravidez deu negativo, mas na verdade você está grávida. Isso geralmente ocorre porque o seu organismo ainda não começou a produzir a quantidade de hormônios necessária para acusar positivo.

Além disso, também é necessário levar em conta que vários métodos contraceptivos (que também não têm 100% de eficácia) impedem que a mulher menstrue. Logo o teste deveria ocorrer quando ela começasse a sentir sintomas típicos da gravidez (enjoos, quedas de pressão, ânsia, aumento do volume dos seios entre outros).

O ideal é que, caso você tenha suspeita de gravidez, faça o Teste Caseiro de Gravidez e em caso de positivo procure um posto. Lá eles poderão fazer o teste de confirmação e já dar encaminhamento para o pré-natal.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!