O que é Patchwork e Como Começar a Fazer!

O que é Patchwork? Você já ouviu falar nele? Sabe o que é? Não? Bom, se você não conhece o que é patchwork e quer saber o que ele é e como funciona basta continuar lendo o nosso artigo. Muitas pessoas ainda não conhecem o termo e é por isso que vamos te explicar detalhadamente o que é.

Bom, para começar, o patchwork se trata de um trabalho manual. Este trabalho é feito geralmente por artesãos e consiste em criar coisas a partir de pedaços de tecido emendados.

O que é Patchwork:

O patchwork é a técnica de realizar a emenda dos retalhos costurados de forma a criar desenhos. Estes desenhos podem ser geométricos, assimétricos ou conforme você quiser, esses desenhos vão formando a parte de cima do trabalho que é conhecido como tampo.

o que é patchwork

Foto:Reprodução

O trabalho com patchwork sempre envolve uma sobreposição de três camadas de tecido e em cada camada há uma característica. Claro que isso não é uma regra e podem ocorrer as mais variadas mudanças.

[ Aprenda Como Fazer Patchwork em Toalha de Banho Aqui! ]

A beleza deste tipo de trabalho está em justamente ser livre para criar o que quiser. Porém, tradicionalmente o patchwork se divide em 2 camadas base que são:

  1. O tampo – No tampo os retalhos vão sendo costurados entre si;
  2. O enchimento – O material usado para dar volume ao trabalho de patchwork, por exemplo, das almofadas, puffs e etc.
  3. O forro – O tecido usado para forrar serve para dar um melhor acabamento no resultado final do trabalho.

Esta mistura de formas e tecidos é que deixa todo o trabalho do patchwork tão bonito. Todos os tecidos são presos por pespontos; estes são chamados de quilt. Outra variação que pode acontecer é de que os tampos também podem conter aplicações. Na hora de fazer essas aplicações, você está livre para criar e deixar a sua criatividade fluir.

Como o Patchwork pode ser trabalhado?

O patchwork pode ser feito em várias coisas: almofadas, colchas, cobre-leito, mantas, roupas, acessórios e muito mais. Não importa aonde você vá utiliza-lo: o mais importante é procurar fazer algo que deixe expresso a sua personalidade.

A partir de agora vamos te dar uma série de dicas para você fazer vários trabalhos de patchwork. Preste muita atenção e aprenda como cuidar bem do seu material de trabalho:

  • Placas de corte e réguas devem ser mantidas sempre em local plano para evitar que empenem ou acabem sendo estragadas pela ação do tempo;
  • As tesouras e os demais objetos cortantes devem ser guardados em locais seguros e longe do alcance de crianças;
  • Os moldes devem ser guardados em pastas para evitar se rasgarem ou serem estragados por outras maneiras;
  • Devemos se possível, anotar em um caderno a quantidade, cor de tecido e técnica usada em um trabalho ou por uma pequena etiqueta no verso do trabalho com os dados da peça;
  • Na hora de escolher os tecidos; dê preferência aos 100% algodão;
  • É muito importante lavar os tecidos antes de usá-los. Dessa forma você não correrá o risco deles encolherem e estragarem todo o trabalho;
  • As linhas para fazer o quilt ou o pesponto devem ser 100% algodão;
  • Sempre que começar um novo trabalho coloque uma agulha nova na máquina, dessa maneira você vai evitar pequenos furos;
  • Procure deixar todo o seu material de trabalho guardado em um só lugar. Pode ser em uma caixa ou até mesmo em um saco; o importante é manter os materiais bem protegidos e fora de coisas que possam danifica-los.

Entendeu o que é patchwork? Viu como é uma técnica super simples e muito prazerosa de ser fazer? Então não perca mais tempo e comece já o seu!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. eliete disse:

    Gostei muito guando vi to disposta a prende