Como se Preparar para o Teste de Aptidão Física?
Se preparar para o Teste de Aptidão Física pode ser muito desafiador: principalmente se você é um daqueles alunos que prioriza com todas as suas forças o conhecimento teórico, imaginando que a parte física é mais fácil que a sua aprovação na primeira fase do seu concurso.
Todavia, ressaltamos que por muitas vezes o TAF é o que mais reprova candidatos, que, em um primeiro momento, pareciam aptos a conquistarem a sua tão sonhada vaga em uma carreira pública.
Para que você elimine por completo as chances de ser reprovado nessa fase do seu processo seletivo, nós criamos o post de hoje que evidencia as melhores maneiras de preparação para o temido dia do exame físico!
Ficou interessado no assunto? Não deixe de ler esse post até o final e descubra como se preparar para o teste de aptidão física utilizando as melhores estratégias para se dar bem nesse tipo de teste. [Veja aqui: 7 Dicas Para Aprender Melhor! ]
Como se preparar para o teste de aptidão física com estas dicas poderosas
Treine regularmente, inclusive durante os seus estudos teóricos
Não existem atalhos para uma boa preparação física. A constância aliada a um bom programa de exercícios e uma boa nutrição são os ingredientes que farão com que você consiga ter um bom desempenho.
Diferente do que muitas pessoas imaginam, deixar o seu treino físico para última hora é a pior coisa que você pode fazer! Seu corpo precisa de um período de adaptação, e se você estuda por longas horas diariamente, é provável que você esteja vivendo uma vida sedentária.
Correr, fazer barra, abdominais e outros exercícios dentro do tempo estipulado não é tão fácil quanto parece, e quanto mais cedo você se preparar, maiores são suas chances de atingir e ultrapassar os requisitos mínimos estipulados pela banca organizadora.
Dê a mesma prioridade ao TAF que você dá para suas provas teóricas! Afinal, você precisa aprovar nesses dois exames para conseguir sua vaga!
Nunca treinou? Considere a contratação de um Personal Trainer
Além da busca prévia por um médico clínico geral para atestar a sua possibilidade de praticar exercícios físicos, considere a contratação de um personal trainer durante o período de preparação.
Esse profissional é responsável por montar um treino individualizado e especializado nos seus objetivos. Isso significa que suas dificuldades serão reduzidas e você terá maiores chances de atingir o mínimo requisitado no seu TAF dentro do limite previsto.
Treinar por conta própria pode parecer ideal, mas ressaltamos que, principalmente para aqueles que não possuem experiência no assunto, existe sempre a chance de uma lesão aparecer — o que elimina por completo as suas possibilidades de terminar a sua prova.
Portanto, busque uma alternativa equilibrada e funcional. Aumente gradativamente as repetições dos seus exercícios e gradativamente o seu tempo de corrida. O treino intervalado (HIIT) é uma das maiores ferramentas para quem deseja aumentar o seu condicionamento físico no menor tempo possível.
- Dê o descanso necessário ao seu corpo
Não se esqueça que, a sua musculatura também precisa de descanso, e suas articulações e tendões também precisam de um cuidado especial para se recuperarem e para voltarem a “performar” no seu mais alto nível.
Esse foi o nosso post de hoje sobre como se preparar para o teste de aptidão física! Gostou do conteúdo? Não deixe de comentar logo abaixo a sua opinião!
Seja o primeiro a comentar!