Como Praticar uma Corrida Perfeita?

Como Praticar uma Corrida Perfeita?

A corrida é um dos exercícios mais completos que temos e mais recomendado pelos profissionais da saúde para nosso bem-estar físico e mental. Além de ser uma atividade completa que envolve praticamente todos os músculos do corpo, ela ainda é uma forte aliada na queima de gorduras e no aumento da massa muscular, ou seja uma ótima atividade para quem quer unir a boa forma e a qualidade de vida.

Para praticar uma corrida perfeita não importa o local onde você vai se exercitar, seja ela na rua, na esteira, sozinho ou em grupo, o importante é praticar. A corrida é um dos esportes que mais tem adeptos no mundo e no Brasil não é diferente. Aqui ela é a queridinha das atividades físicas.

praticar-uma-corrida-perfeita

Foto: Reprodução

Quais os benefícios da corrida?

Os benefícios que a corrida proporciona são muitos. Ela reduz a gordura corporal, melhora a ansiedade e tensão, melhora da qualidade do sono, melhora a capacidade cardiovascular e pulmonar, melhora os níveis de colesterol, a força de membros inferiores, auxilia na redução da osteoporose, diminuição da pressão sanguínea entre outros.

Para praticar uma corrida perfeita, invista em equipamentos de qualidade, roupas confortáveis para a prática e um tênis adequado para seu tipo de pisada que pode ser pronada, supinada ou neutra, com sistema de amortecimento para diminuir o impacto da pisada e proteger as articulações. Em vez de peças de algodão, prefira short e camiseta de tecido sintético, que facilitam em muito a perda de calor, são mais leves e, por essa razão são mais confortáveis.

Para se praticar uma corrida perfeita os profissionais recomendam que a idade mínima para começar a praticar seja a partir dos 14 anos para que se possa iniciar treinos de corrida sem muitos exageros, sempre respeitando suas limitações e com as devidas autorizações de um médico e de um ortopedista.

O primeiro passo para aprender a como praticar uma corrida perfeita é conhecer o seu corpo. Então a primeira dica é procurar um médico, que por meio de exames e consultas você descobrirá sua real condição física, assim você já vai descobrir se possui alguma limitação muscular, óssea ou articular. Se por ventura possuir qualquer tipo de limitação e mesmo assim o médico ainda o liberar para a prática da atividade, procure um Educador Físico para auxiliá-lo. Este especialista tem uma função muito importante.

Entre as dicas importantes de como praticar uma corrida perfeita, nunca deixe de realizar um aquecimento antes de começar a correr. Além do mais, preocupe-se em fazer o alongamento após o exercício haja vista que com o aumento da flexibilidade a economia de energia nos movimentos cresce, ou seja, quanto mais flexível menos força você terá fazer.

Prefira sempre correr em dias com uma boa temperatura, mais amena, pois o calor limita seu treino; procure também lugares arborizados, seus pulmões agradecem. Outra dica importante de como praticar uma corrida perfeita, é ter paciência. Não adianta começar correndo uma maratona. Comece de forma gradativa, sempre aumentando a meta. Tem que adaptar para que seu corpo se adapte.

Viu como é simples praticar uma corrida perfeita? Quer ver isso na prática? Assista uma aula gratuita aqui com dicas quentes!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!