Como Fazer um Bonsai Passo a Passo?

Quer aprender como fazer um bonsai passo a passo? Então continue lendo o artigo!

A primeira coisa que precisa fazer para poder começar a fazer seu bonsai é ter os materiais adequados para fazer o bonsai.

Veja como fazer um bonsai de forma adequada. Abaixo, os materiais:

Passo a Passo Sobre Como fazer um bonsai:

Passo 1:

O primeiro passo é colocar a tela de drenagem, já que os vasos de bonsai têm buracos no fundo que permitem a passagem de água excedente da rega. Você deve cobri-lo com a tela de drenagem para impedir que o substrato também acabe saindo.

Passo 2:

O segundo passo é colocar o arame de fixação. É necessário que você passe o arame de fixação pelos buracos de dreno do vaso de forma que saiam para fora do vaso. O arame de fixação deverá ser longo para você amarrar o bonsai no vaso.

Passo 3:

Depois você precisará colocar o substrato. Uma pequena quantidade no fundo do vaso já é suficiente para acomodar as raízes.

Passo 4:

No quarto passo, chamado de pré-bonsai, você precisará preparar a planta com o auxílio de uma espátula de raque que afrouxe a terra nas laterais. Não force muito para não danificar as raízes. Depois disso, vire a planta para baixo e a retire com muito cuidado e cautela.

Passo 5:

Em seguida, você deverá podar as raízes cuidadosamente, fazendo movimentos leves com o raque da base do tronco para a parte de baixo do torrão. Deve-se tirar 1/3 da terra e raízes e deixá-las visíveis para a sua poda. É importante que você se lembre de que as raízes finas são responsáveis pela alimentação da planta e as grossas pela sua sustentação.

Passo 6:

No sexto passo do processo você precisará colocar a planta no vaso fazendo leves movimentos circulares tanto para direito tanto para a esquerda para poder espalhar e acomodar as raízes dentro do vaso.

Passo 7:

Depois que a planta já estiver dentro do vaso, é necessário que se coloque o substrato até que ele preencha todo o vaso, cobrindo, dessa forma, todas as raízes finas. Fixe o tronco utilizando os arames de fixação.

Passo 8:

Para acomodar o substrato é necessário fazer uma compactação do mesmo, isto serve para que o solo penetre entre as raízes, neste processo utilizamos o hashi.

Passo 9:

O nono passo é fixar a planta. Depois de colocar o substrato, é necessário fixar a planta no vaso utilizando os arames de fixação para que a planta não fique solta. Você também precisará preparar um enraizador. Mas o que é isso? É uma substância que ajudará na recuperação e no crescimento das raízes. Além de ser muito fácil de fazer, é muito útil para seu bonsai. Em uma bacia acrescente 2 litros de água e 1 tampinha e meia do enraizador.

Passo 10:

Para finalizar, imersa o bonsai no enraizador em uma bacia. Depois dessa imersão, retire o vaso da bacia e deixe escorrer toda a água do vaso. É necessário agora borrifar água na parte aérea da planta, limpar o vaso e retirar o excesso de substrato.

Conclusão:

Prontinho, agora você já sabe como fazer um bonsai explicado passo a passo. Viu como fazer um bonsai é simples?!

Você também pode aprimorar técnicas e demais métodos utilizados em qualquer tipo de bonsai, da maneira que você imaginar. Assista um vídeo aqui e veja como se tornar um expert em bonsai! 🙂

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!