Como Fazer Patchwork Embutido no Isopor?

Embora a técnica de Patchwork exista há milhares de ano, data que várias eram as civilizações que praticava a técnica, agora ela voltou com tudo. No mundo do artesanato já virou febre. É um trabalho simples, que não exige muita experiência e pode ser praticada por qualquer um. Claro que quanto mais trabalhos feitos, melhor vão saindo as peças. O Patchwork embutido no Isopor está se transformando em uma das técnicas mais realizadas nesse mundo de arte artesanal.

Veja Como Fazer Patchwork Embutido no Isopor:

A técnica consiste em se fazer cortes que acompanham as linhas de um desenho já feito em um pedaço de isopor depron (isopor pluma – parecido com o que é usado em bandejas de frios, pizzas congeladas, carnes, etc.,) e prender recortes de tecidos nessas fendas de modo a preencher todas as áreas dos desenhos formando, dessa maneira, quadros completos recobertos com tecido. No final a arte impressiona.

A diferença entre o patchwork convencional para o patchwork embutido no isopor é que esse tipo de patchwork não demanda nenhum tipo de costura, pois os tecidos são basicamente “embutidos” em uma placa de isopor, também conhecida como papel pluma. Por isso esse artesanato é super indicado para quem deseja fazer patchwork, mas não tem facilidade para costurar ou também não tem máquina de costura em casa. O processo não tem segredo, é simples e tem um baixo custo benefício.

O papel pluma, ou isopor pluma, é o mesmo material daquelas bandejas de supermercado, muito utilizadas para armazenar alimentos perecíveis. E é esse material que você pode reutilizar para o artesanato que vai aprender passo a passo.

Para darmos início ao trabalho de Patchwork embutido no isopor vamos precisar dos seguintes materiais: retalhos de tecidos diversos, isopor pluma ou cartão mousse, cola cascorex, carbono preto, lápis ou caneta, estilete de precisão, desmanchado de costura, pincel, tesoura curva, uma caixa de MDF ou outra peça que você escolher.

Uma dica muito importante antes de iniciar os trabalhos de patchwork embutido no isopor: ao recortar os panos, lave-os em água e sabão neutro, depois de seco passe com o ferro antes de cortar. Este procedimento é importante para prevenir que o tecido encolha e manche. Então vamos aos ensinamentos.

Vamos começar com o molde do desenho. Aplique uma camada de cola na superfície do MDF ou na peça que você escolheu. Olhe a placa de isopor, vire ao contrário e corte o excesso com o auxílio do estilete; em seguida coloque um peso sobre a peça para ajudar na colagem, de preferência deixe secando de um dia para o outro.

Realizado esse passo, posicione o risco sobre o isopor e fixe-o com a fita adesiva por toda a volta da peça; com auxílio do carbono transfira o molde para o isopor e certifique-se de reforçar os sulcos com estilete. Depois aplique cola sobre o desenho com auxílio do pincel posicionando o tecido sobre a superfície. Repita esse processo por toda a peça. Agora é só fazer o acampamento. Mais um lindo artesanato surgiu pelo trabalho das suas mãos.

Mais Artigos:

Como Fazer Patchwork em Vidros?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!