Como Fazer Patchwork em Vidros?

Os potes de vidro decorados sempre são sucesso em qualquer ambiente. Patchwork em vidros são sucesso em todas as casas, servindo para guardar alimentos, guardar objetos para manter a organização, objeto de decoração também e é ótimo para presentear e para plantar.

Enfim suas utilidades são muitas, são de grande utilidade… então porque não customizar os potes dando um toque especial? E sem falar na função social, que esta técnica de customizar os vidros vai ajudar o meio ambiente, já que além de serem descartados serão reutilizados. Então vamos dar dicas de como fazer patchwork em vidros.

Patchwork em Vidros: Primeiros Passos

Primeiramente vamos falar no que consiste a técnica do patchwork. A arte de como fazer patchwork em vidros, nada mais é que uma técnica que exige precisão e capricho, o que valoriza muito os trabalhos por serem únicos e artesanais. Na maioria das vezes são utilizados tecidos e materiais importados, fazendo com que as peças tenham um design único e totalmente artesanal. Não há segredos para se decorar um pote de vidro, o importante é soltar a imaginação, abusar da criatividade e dos materiais que você terá disponível.

→ Veja também: Como Fazer Patchwork em Toalha de Banho!

Antes de mais nada é necessário separar os potes de vidro, sejam eles novos ou reutilizados. Os potes de conserva são ótimos pra guardar mantimentos abertos. Já os vidros de papinha podem virar lindas lembrancinhas para uma festa de aniversário. Dessa maneira, além de economizar dinheiro, você também colabora com a causa do meio ambiente.

Veja Como Fazer Patchwork em Vidros:

Vamos lá?

1 – É importante salientar que antes de começar seu trabalho, limpe bem e retire o rótulo do vidro, já que a arte será em cima do vidro, e não queremos nosso pote com rótulos não é mesmo?

2 – Após lavar bem todos os potes deixe em um local seguro longe das crianças, até secar por completo, para então começar o trabalho de como aplicar patchwork em vidro.

3 – Vamos precisar de pote de vidro com modelo, tamanho e estilo de sua escolha, tecido de sua preferência, com a cor ou estampa a seu gosto; tesoura para tecido; pincel; lápis ou caneta, cola para decapagem e recipiente para acomodar a cola.

4 – Primeiro passo é medir a altura do seu pote de vidro no tecido escolhido, deitando o pote sobre o tecido, “rolando” o pote, marcando esta medida com o auxílio do lápis ou da caneta.

5 – Depois, para fazer as medidas necessárias, corte tirinhas com a espessura que você quiser e comprimento com a altura do pote do vidro escolhido. Em seguida, posicione uma tira de tecido dentro do recipiente escolhido e jogue a cola para decapagem sobre o tecido.

6 – Diante de muito cuidado e com auxílio de um pincel, comece a posicionar as tirinhas de tecido umedecidas com a cola dentro do pote de vidro, com o lado do direito do tecido voltado para fora. E nesta etapa, se você quiser pode também posicionar tirinhas de tecidos diferentes, para formar uma peça listrada com elementos diferentes. O importante aqui é abusar da criatividade, e para se chegar a perfeição é necessário treinar muito. Quanto mais trabalhos feitos, melhores vão ficando as peças.

Viu como é simples fazer patchwork em vidros?! Gosta de encadernação artesanal? Assista o vídeo abaixo:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!