Como Fazer Patchwork em Toalha de Banho!

Fazer patchwork em toalha de banho é uma boa dica para quem quer dar um ar de exclusividade e sofisticação nas toalhas. É um item decorativo que chama muita atenção. A técnica do patchwork em toalha de banho é muito simples.

A tradução literal de patchwork é “trabalho com retalhos”. Para quem gosta de dar um toque especial em suas peças, uma decoração diferente e artesanal, a técnica do patchwork é uma boa pedida, de fácil confecção.

Existe uma série de objetos que podemos usar o patchwork, inclusive em toalhas de banho. Quem gosta de um toque artesanal na decoração, o patchwork pode ser uma ótima opção. A arte de decorar usando tecidos é bem antiga e rende objetos lindos, delicados e bastante criativos e sem falar na questão de sustentabilidade, já que muitos materiais são reciclados, ou seja, você irá contribuir para a causa do meio ambiente, evitando que esses materiais sejam destinados aos aterros.

Como Fazer Patchwork em Toalha de Banho

Foto: Reprodução

A técnica de patchwork foi encontrada em túmulos egípcios e também na idade adiantada na China aproximadamente 5000 anos atrás. Outras descobertas foram datadas do início da Idade média onde camadas de tecido acolchoado foram usada na construção de armaduras. Isso manteve os soldados quentes e protegidos. Armadura japonesa também era feita de forma semelhante. Temos registro da técnica também na época das Cruzadas, na Europa Ocidental, onde os soldados usavam roupas feitas com restos de tecidos embaixo das armaduras. O patchwork também era utilizado em colchas e cobertores, e acabou chegando à América com as navegações.

Com pouco dinheiro você pode ter uma peça linda e fácil de customizar suas toalhas de banho. Iremos ensinar e você verá como é simples e muito fácil de fazer.

Iremos precisar dos seguintes materiais:

– 2 toalhas de banho com faixa para pintar ref. multiparte, da döhler

  • – Retalhos de tecido de algodão
  • – 20 cm de entretela termocolante
  • – Linha, anchor mouliné nas cores vermelha e rosa
  • – Agulha tapestry corrente milward nº 18
  • – Tesoura
  • – Ferro de passar
  • – Papel carbono para tecido
  • – 6 botões em formato de flor e molde no material de apoio.

Uma dica pra antes de iniciar os trabalhos de como fazer patchwork em toalha de banho: ao recortar os panos, lave-os em água e sabão neutro; depois de seco passe com o ferro antes de cortar. Este processo é para prevenir que o tecido encolha e manche. Então vamos ao passo a passo. Transfira o risco para a entretela termocolante.

 Pegue a tesoura, recorte os motivos, deixando uma margem de 0,5 cm. Coloque a entretela recortada anteriormente sobre o tecido, posicione-o e fixe-o com o auxílio do ferro de passar. Em seguida recorte o motivo. Depois retire a película de proteção da entretela e monte o motivo na peça. Fixe-os com o auxílio do ferro de passar. Caseie os motivos com ponto de casear feito à mão. E por fim aplique os botões. É importante ressaltar que sempre é bom que se faça um teste antes de aplicar termolina em algum tecido que ainda não utilizou, porque em alguns tecidos ela pode manchar. Certifique-se que é dentro do aceitável, algo que não venha  a prejudicar a estética da peça.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!