Como Fazer Patchwork Artístico?

Quer aprender mais sobre o Patchwork Artístico? Patchwork nada mais é que uma técnica na qual é realizada a junção de recortes de tecido formando figuras geométricas, como já ensinamos nesse artigo.

Os recortes podem ser tanto simétricos tanto assimétricos. Inicialmente a técnica pode ser realizada com o auxílio de uma máquina de costura. Mas o grande barato do Patchwork é justamente a não utilização da máquina, isso facilita em muito quem não tem uma máquina de costura e mesmo assim quer tentar praticar, aprender como se faz Patchwork artístico. Para quem não tem uma máquina de costura a técnica é realizada com cola.

Veja Como Fazer Patchwork Artístico:

Para produzir o patchwork artístico, você poderá usar referências de obras de arte, ou até mesmo criar a sua obra de arte baseada em alguma arte já consolidada, ou pode usar também como referência, fotografias pra montar a base da peça que vai ser trabalhada. Existe no mercado tecidos que imitam bem pedras, madeiras, tijolos, coisas do tipo, esse tecido é conhecido como “tecidos batik“.

Temos a opção também, de usar materiais que são de fácil encontro como no caso lã, gazes que podem ser pintadas… enfim, temos uma infinidade de matérias para desenvolvermos a técnica de Patchwork artístico.

Ele pode envolver a sobreposição de três camadas. A primeira onde temos o tampo que nada mais é que os retalhos costurados uns aos outros; depois temos o enchimento que é o material usado para dar enchimento, ou seja o volume ao trabalho, e por fim o forro que é o tecido usado para dar um melhor acabamento.

Juntas essas camadas estão sobrepostas umas nas outras, unidas por pespontos, que no mundo do artesanato também é chamado de quilt, que são desenhos contínuos feitos à máquina. O quilt pode ser em formato de arabescos, corações, e muitas outras formas. Vai depender do gosto e da imaginação de quem realiza a técnica. A técnica de Patchwork artístico traz um ar de sofisticação e exclusividade à peça, valorizando ainda mais, e de uma beleza única.

Para darmos início a técnica de Patchwork artístico iremos precisar de alguns  materiais munidos de muita paciência, boa vontade e muita imaginação.

Os materiais de início para o Patchwork Artístico são:

  • – Folha de acetato tamanho A4
  • – Caneta permanente sharpie ou bic preta ponta fina ou extra fina
  • – Caixa de lápis de cor com 36 cores ou mais, voil branco – no tamanho da imagem ampliada, tecido branco para tingir (a sua escolha) – pelo menos três vezes o tamanho da ampliação
  • – Manta âmbar ou poli do tamanho da imagem ampliada
  • – Algodão ou tricoline para o backing – 30 cm maior que a imagem ampliada tricoline para o viés – 30 cm x 1,40 cm
  • – Adesivo dupla face teclabel ou adesivo importado steam a seam 2 – o dobro do tamanho da imagem ampliada
  • – Tinta aquarela silk acrilex
  • – Cola spray temporária 505
  • – Linha para quiltar nas cores do trabalho ou linha invisível de poliéster, e outros de sua preferência.

Depois de reunir todos os materiais, chegou a hora de compor a imagem. Depois de montada as peças do tecido, coloque o adesivo termocolante no avesso de cada peça e cole novamente com o auxílio de um papel manteiga, ou um tecido de algodão. Feito isso coloque a folha de papel sobre uma superfície lisa e passe o ferro cuidadosamente, para não correr o risco de queimar as peças. Retire com cuidado o papel e pronto; o trabalho está feito. Agora é só desfrutar do trabalho!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!